domingo, 19 de junho de 2016

Pão de Azeite


Ingredientes:

- 1 pacotinho de fermento para pão seco
-  açúcar ( a gosto)
-  sal ( a gosto)
- 1 colher ( sopa ) de azeite extra virgem de boa qualidade
-  2 xícaras de farinha de trigo

Modo de Fazer:

Em uma bacia,misture a farinha de trigo com o fermento. Adicione o açúcar ao leite morno e misture á farinha de frigo.Acrescente o azeite e o sal. Amasse bem. Acrescente um pouco de farinha de trigo até soltar as mãos. Cuidado! Não coloque muita farinha senão o pão ficará pesado! Modele um pão redondo coloque em tabuleiro untado e enfarinhado. Deixe descansar por uma hora ou até dobrar de tamanho. Com uma faca amolada faça um X cortando a massa e polvilhe com farinha de trigo. Asse em forno pré aquecido a 230º por meia hora ou até dourar.

Dicas da Dé:  
A casca fica grossa e crocante tipo pão italiano. Quando o pão estiver dourado bata nele se fizer um som oco está assado.
Como sou neta da minha avó, modifiquei a receita.... coloquei alho triturado e torrado, desses que se compra a granel, na massa e alterei a quantidade de sal e açúcar. Gosto mais salgado então açúcar uma pitada e sal fui provando.
E a receita está certa. Esse pão não leva ovos.